O casal homenageado:Dr. Amado e Dona Leonor durante a Sessão Solene

Foi realizado na noite da última sexta-feira (26), uma Sessão Solene na Câmara Municipal para a entrega do Titulo de Cidadão ao casal, Dr. Amado Dagoberto de Souza e sua esposa Leonor. Essa homenagem foi uma indicação do vereador Dr. Cecílio José Prates, que na oportunidade presidiu a sessão.

Convidados, amigos e parentes do casal tomaram as dependências da Câmara durante a sessão, que foi marcada pela emoção. Netos, filhos, autoridades e o próprio homenageado Dr. Amado discursaram durante o evento.

Conheça uma pouca da trajetória do casal Amado e Leonor:

Amado Dagoberto de Souza nasceu na cidade vizinha de Franca (SP), no último dia do ano de 1940. Filho de Arnaldo Ricardo de Souza e de Dona Eulália Brasilino de Souza, foi o segundo de três filhos. Antes dele nasceu o irmão Antonio Ricardo de Souza Neto, que viveu muitos anos em Guaíra, mas que também já não esta entre nós. Amado era um bom filho sempre procurando realizar os anseios e expectativas dos pais. Com certeza foi na infância e na adolescência que vivenciou em família os exemplos de cidadania e amor ao próximo que levaria consigo durante toda vida. Ainda jovem conheceu aquela que seria a sua companheira por toda vida a sua esposa D. Leonor.

Leonor de Oliveira Souza nasceu no dia 11 de dezembro de 1941, na cidade de Santos (SP), filha de Anacleto Custódio de Oliveira e de Dona Encarnação Reche de Oliveira. Era a filha mais velha do casal que teve ainda outros três filhos:Francisco, Anacleto e Rodolfo. Mudou-se ainda bebê para cidade de Franca. Desde muito jovem ajudava a mãe nos afazeres domésticos e cuidava dos irmãos. Já na sua adolescência trabalhou em um cartório da cidade de Franca.

Amado e Leonor se conheceram em Franca ainda muito novos e quando um pouco mais velhos começaram a namorar. No ano de 1961, Amado veio para cidade de Guaíra acompanhar seu pai que havia sido nomeado para o recém-instalado cartório de registro de imóveis de Guaíra. Pai e filho trabalhavam a semana toda e retornavam para Franca nos finais de semana para reverem os familiares. Longas horas nas estradas de chão em que muitas vezes ficaram presos na lama . Leonor ficou residindo em Franca, pois só viria para Guaíra quando eles tivessem se casado.

Casaram-se no dia 11 de dezembro de 1965 e vieram estabelecer residência em Guaíra. Nessa época, Amado trabalhava no cartório em companhia do pai e fazia faculdade na cidade de Franca. Pouco tempo depois faleceu o senhor Arnaldo, pai de Amado. Essa foi uma época muito difícil, cheia de incertezas, pois Amado precisou prestar uma prova na cidade de São Paulo para concorrer à titularidade do cartório de Guaíra. Obteve a primeira colocação, acalcando assim em definitivo o posto de Oficial Maior do Cartório de Registro de Imóveis de Guaíra função que exerce com toda dedicação até os dias de hoje.

O casal teve quatro filhos: Arnaldo Ricardo de Souza, casado com Paula Renata Pozatti de Souza; Ângela Cristina Ricardo de Souza, casada com Adalberto Dantonio Lelis; Adriana Márcia Ricardo de Souza Marques, casada com Marcio Roberto de Mendonça Marques; e Amanda Elisa Ricardo de Souza Dugaich, casada com Thiago Dugaish. Dos casamentos nasceram os netos:Letícia, Leonardo, Amblessa, Augusto, Amado Neto, Ana Flávia, Lucas e Melina. Bem como os bisnetos:Valentina e Vitor.

Amado e Leonor sempre foram, e ainda são, muito ativos na comunidade guairense. O casal faz parte do Lions Clube de Guaíra há mais de 30 anos e , durante todo esse período, sempre participou de campanhas de auxilio cm prol dos menos favorecidos. Inúmeras são as pessoas que, de uma forma ou de outra, foram beneficiadas pela ação caridosa, positiva e desinteressada de casal exemplar. Além da ação social em nossa cidade o casal contribuiu também pelo engrandecimento do movimento leonístico sendo eleito presidente do Lions Clube de Guaíra no inicio da década de 80 e, posteriormente, em 1996, eleito como casal governador do então distrito L-17 que englobava todo nordeste do Estado de São Paulo.

Amado também é membro da Loja Maçônica Acácia Guairense. Sua ação conjuntamente com os membros daquela instituição, ladeados por suas respectivas esposas sempre contribuíram para o desenvolvimento de nossa cidade em todos sentidos. Leonor, por sua vez, faz parte do Clube das Mães da Ordem Demolay, instituição juvenil ligada a Loja Maçônica Como se não bastassem todas as formas de ação social, o cuidado com a família e com o trabalho, o casal ainda encontra tempo para se dedicar a sua fé e às obras sócias da Paróquia São Sebastião. Amado e Leonor são ministro extraordinários da Santa Eucaristia e Leonor é atualmente líder da equipe de catequistas da paróquia. O casal esta sempre em todas as ações da paróquia. Em que pesem, todas as ações sociais realizadas pelo casal, que sempre fez questão de ser muito discreto quanto à divulgação desse trabalho, a sua grande obra foi o legado familiar. Os exemplos do pai e da mãe levaram os filhos a seguirem seus caminhos dentro das virtudes por eles propagadas, e hoje são pessoas de bem, honestas, trabalhadoras, caridosas e também participantes de movimentos como o Lions, a Maçonaria, e a Igreja. Netos e bisnetos e futuras gerações sempre terão um exemplo de fé e de amora ser seguidos. Amado e Leonor sempre mostraram como é ser justo, o que é ser solidário, o que é ser compreensivo é o que é ter a união, a paz e o amor.

E quis o destino que, saindo de Franca, viessem viver e fazer a sua história em Guaíra. Já é tempo de agradecê-los. Já é tempo de reverenciá-los não somente como cidadãos francanos prestando serviço em GUaíra, mas como verdadeiros guairenses que dedicaram uma vida inteira a esta cidade. Pois é isso que realmente são:Cidadãos Guairenses, com muito orgulho.