RESENHA DA SESSÃO DA CÂMARA MUNICIPAL (15/09)

José Renato cobra solução para buracos

clique para ampliar a foto

O vereador José Renato Tavares (PSB) destacou a visita do Deputado Federal Dr. Marco Aurélio Ubiali ao município e afirmou que ele tem trabalhado muito pelo município, conquistando verbas para as entidades.

De acordo com o vereador, um boletim informativo da Câmara dos Deputados informa os recursos que já foram disponibilizados para Guaíra. “Temos que parabenizá-lo, pois está realizando um ótimo trabalho por Guaíra”, disse ele.

O parlamentar também disse que através do deputado será realizado um estudo sobre a  possibilidade de quitação das casas de conjuntos habitacionais como o Aniceto Carlos Nogueira e o Dr. Fábio Talarico, a Cohab 1.

José Renato também fez críticas em relação ao grande número de buracos na cidade. “Um caminhão tombou no trevo que vai para o Guaritá. Se continuar deste jeito, com aquela caminhonete, estes buracos nunca vão acabar. As pessoas estão trabalhando certo, mas a massa asfáltica não dá resultado. Precisa arrumar um caminhão, mais pessoas e tapar os buracos da cidade”, comentou ele.

O vereador também elogiou a proposta de realização de uma audiência pública para discutir a situação da avenida 5 e propor benefícios para os moradores.

Maurilia Landim cobra mais segurança no anel viário

clique para ampliar a foto

A vereadora Maurilia Landim (PDT) falou sobre a situação da avenida 5 e também do anel viário Júlio Robini. De acordo com a vereadora, os moradores estão vivendo uma situação crítica e o problema precisa ser resolvido.

Maurilia Landim também comentou sobre os funcionários de empresas localizadas no anel viário. Segundo ela, existe uma grande quantidade de buracos e a inexistência de iluminação pública prejudica o trânsito.

A vereadora pediu providências. “Verifiquei a dificuldade daqueles funcionários que trabalham naquelas empresas, pois existe uma grande quantidade de buracos e a falta de iluminação favorece acidentes”, disse Maurilia Landim.

A parlamentar também cobrou providências do Poder Executivo em relação a feira livre, principalmente sobre a reivindicação de banheiros para feirantes e público que visitam a feira aos domingos.

Maurilia Landim pediu para que a administração agilize a construção das 32 casas. “Estas famílias estão aguardando a construção destas casas e diante disto peço ao poder Executivo que dê início a esta obra”, comentou a vereadora.

José Mendonça elogia realização da FEAG

clique para ampliar a foto

O vereador José Mendonça (PDT) elogiou a realização da Feira Agropecuária de Guaíra (FEAG), através do Sindicato Rural de Guaíra em parceria com órgãos representativos e prefeitura municipal.

Mendonça destacou o trabalho da vereadora Maurilia Landim que como diretora do sindicato, auxiliou diretamente o presidente José Eduardo Coscrato Lelis recepcionando os convidados no evento.

De acordo com o vereador, a festa do milho verde também foi um sucesso, graças também ao trabalho da empresária Maria Felícia. “Devido a boa organização e a grande participação da comunidade, olha lá se esta festa do milho verde não der mais lucro que a festa do peão”, disse Mendonça.

O vereador também destacou o trabalho de Renato Massaro e Francisco Muraishi, que foi digno de elogios da classe agrícola. “Mostraram como deve ser feita uma festa, com poucos recursos, e com grande participação dos produtores rurais e empresários no recinto”, disse Mendonça.

Dr. Cecílio cobra indenização de moradores da avenida 5

clique para ampliar a foto

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) disse que tem sido questionado por pessoas que prestaram o processo seletivo para as creches se a prefeitura irá chamá-los ou não para ocupar o cargo.

De acordo com o vereador, a prefeitura precisa informar estas pessoas sobre a contratação ou não. “Se não for contratar, avise estas pessoas, pois elas vão procurar outro emprego”, disse o parlamentar.

Dr. Cecílio também destacou a realização de uma audiência pública para discutir a situação da avenida 5. “Esta audiência pública se faz necessário para explicar aos moradores a situação da obra e como está sendo realizada”, disse ele.

Segundo ele, a prefeitura deveria indenizar com isenção de tributos os moradores e comerciantes daquela avenida, uma vez que a obra causou grandes transtornos e prejuízos para quem reside no local.

Cida Armani favorável a audiência sobre avenida 5

DSC05215 [1024x768]

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, disse que é favorável a realização de uma audiência pública sobre a avenida 5, onde seriam discutidos vários assuntos relacionados com esta obra.

De acordo com a vereadora, é preciso esclarecer os moradores sobre como está sendo realizada a obra da avenida 5 e se a estrutura que disponibilizada para as galerias será suficiente para atender a demanda de água.

Cida Armani também direcionou uma reclamação das mães de crianças atendidas pela CEI Dirce Barros Lelis. De acordo com a parlamentar,  as mães estão sendo impedidas de levar suas crianças até a porta da sala. “Antes, elas entregavam as crianças para as monitoras. Hoje, elas devem deixar na porta da creche. Por isso estão reclamando, pois antes, conversaram com as funcionárias para informar alguma situação envolvendo a criança”, frisou a vereadora.

José Antônio preocupado com a avenida 5

DSC05193 [1024x768]

O vereador José Antônio Lopes (PSB) defendeu a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal para discutir e esclarecer a situação da a obra de galerias de águas pluviais na avenida 5.

Lopes, disse que com a audiência serão criadas situações de defesa para os moradores.  “Com a audiência, eu vou criar defesa para os moradores, uma vez que aquela obra não tem defesa. Realizando este encontro, nós teremos um documento que irá constatar como a obra está sendo realizada”, disse ele.

O vereador destacou a opinião da vereadora Cida Armani que se mostrou preocupada com a forma com que está sendo realizada, uma vez que da forma com que está sendo realizada poderá não dar vazão total na água que desce pela avenida.

Ainda sobre as obras na avenida 5, o vereador disse que a responsabilidade é de dois prefeitos. “Estamos discutindo uma obra que iniciou em fevereiro de 2008, e a responsabilidade é de dois prefeitos”, comentou o vereador.

Renato Moreira fala sobre projeto Cursinho Popular

clique para ampliar a foto

O vereador Renato César Moreira (DEM) parabenizou a realização de mais uma edição da Feira Agropecuária de Guaíra (FEAG) na pessoa do presidente do Sindicato Rural José Eduardo Coscrato Lelis.

Segundo Moreira, foi uma festa maravilhosa. “A FEAG foi um show a parte e gratuito para a população. Famílias inteiras presentes, seja na feira do milho verde, fazendinha, palestradas sobre a agricultura e outros eventos”, comentou o vereador.

De acordo com o vereador, mesmo diante da dificuldade financeira vivida pelo país, inclusive, pelo município, a criatividade é necessária para realização de eventos, e isto foi possível durante a FEAG.

O vereador também destacou a realização do Guaíra Open. “Eu que cresci no meio esportivo, acompanhei de perto a realização do Guaíra Open. Mesmo não sendo realizada a fase regional neste ano tivemos uma grande participação de atletas. Com certeza, naquele final e semana, o parque Maracá esteve muito movimentado”, disse.

Renato Moreira também destacou que estará encaminhando dois projetos para o prefeito municipal,  o Cursinho Popular e a Fisioterapia Popular.

José Reginaldo Moreti fala sobre verba para a Santa Casa

clique para ampliar a foto

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) disse que tem mantido contato com o Deputado Roberto Engler para conquistar verbas para as entidades assistenciais do município, dentre elas a Santa Casa.

Moreti disse que esteve com Roberto Engler juntamente com o vice-prefeito Edvaldo Donizete Moraes, ocasião que foi anunciada a verba de R$ 100 mil para a Santa Casa de Misericórdia de Guaíra.

De acordo com o vereador, a verba destinada ao hospital é para custeio. “A Santa Casa está recebendo esta verba para custeio e poderá utilizá-la para pagamento de folha de pagamento e até compra de medicamentos”, disse o vereador.

Moreti também comentou a visita que fez ao lado do vereador Renato César Moreira na antiga sede do CEPAR, onde será instalada a empresa Tomilho Ltda, do grupo Predilecta. “As obras estão bem adiantadas. Estão fazendo a fundação do barracão e ficamos muito entusiasmados”, comentou o parlamentar.

João Barbosa afirma que erro na avenida 5 é de ex-prefeito

clique para ampliar a foto

O vereador João Francisco Barbosa (DEM) fez uso da tribuna durante a última sessão da Câmara Municipal e fez críticas a administração municipal anterior em relação às obras da avenida 5 e a construção das 32 casas.

De acordo com o vereador, ocorreram erros na administração anterior em relação a estas duas obras. “Tem ex-prefeito que não se conformou com a derrota e está querendo fazer da avenida 5 um palanque eleitoral. Eleição para prefeito e vereadores, somente em 2012, agora não”, disse ele.

João Barbosa disse que o ex-prefeito deixou para o atual prefeito um abacaxi, ou até mesmo uma herança maldita. “O projetos das 32 casas estavam errados. O prefeito José Carlos esteve em São José do Rio Preto para corrigir erros do ex-prefeito. Assim, também em relação a avenida 5, pois o projeto estava tudo errado”, comentou o vereador.

O vereador também disse que o ex-prefeito não repassou recursos para pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários da SOGUBE e do Conselho Tutelar do município. “Muitas pessoas fizeram compromissos com o décimo terceiro e não puderam honrar  porque o  ex-prefeito não repassou  o dinheiro para o pagamento do décimo terceiro, deixando os mesmos em situação difícil”, finalizou.

Pular para o conteúdo