Resenha da Sessão da Câmara Municipal do dia 24 de novembro de 2009.

Vereador José Renato cobra construção de casas

clique para ampliar

O vereador José Renato Tavares (PSB), fez cobranças à administração municipal sobre a construção de casas populares no município.

De acordo com Tavares, o vereador Renato César Moreira possui projeto de Sacramento (MG) para a construção de casas populares. “Vamos cobrar todos os nove vereadores, que a administração construa casas, principalmente as que ele se comprometeu com a população de Guaíra”, disse ele.

O vereador também disse que hoje existe um déficit habitacional junto aos servidores públicos municipais.

O parlamentar disse que a Câmara Municipal aprovou projeto para o prefeito municipal adquirir ônibus para os estudantes no início do ano, mas os quatro veículos adquiridos estão sempre em manutenção.

Para o vereador, toda semana tem um ônibus da prefeitura comprado este ano na oficina. “Nós autorizamos para comprar ônibus novos. Compraram sucata que vieram de São Paulo e está dando prejuízo para prefeitura”, comentou ele.

José Renato ainda cobrou da administração municipal o cumprimento da promessa de compra de 10 ônibus novos para transporte de universitário.

Vereadora Maurilia Landim solicita enfeites natalinos

clique para ampliar

A vereadora Maurilia Landim (PDT)  cobrou da administração municipal que disponibilize neste final de ano enfeites para a região central da cidade.

De acordo com a vereadora, os enfeites valorizam o comércio. “Espero que administração municipal instale os enfeites na região central da cidade e até promova um concurso entre as famílias para enfeites das casas”, disse ela.

A vereadora também destacou a campanha realizada pelo Lions Clube – Águas Correntes para construir casas no povoado “Chica do Serrado”. “Quero parabenizar o presidente do Lions Clube, Marcelo Freitas, por esta iniciativa e desde já me colocar à disposição para auxiliá-los”, frisou a parlamentar.

Maurilia Landim sugeriu para administração que realize um projeto social no povoado Chica do Serrado, com ênfase para o empreendedorismo. “Com este projeto, poderíamos incentivar a geração de renda para aquelas famílias que tanto carecem de apoio do poder público municipal”, disse ela.

Vereadora Cida Armani reivindica redutor de velocidade

clique para ampliar

A vereadora Maria Aparecida Silva Armani (PT), a Cida Armani, cobrou durante a última sessão ordinária da Câmara Municipal, a instalação de redutores de velocidade nas proximidades de escolas e pré-escolas.

De acordo com a vereadora, já chegou até o Poder Legislativo um abaixo-assinado de moradores que solicitam a instalação de lombadas nas proximidades de escolas, visando coibir excessos de motoristas.

A vereadora informou que no início do ano, no mês de março, ela apresentou uma indicação ao prefeito municipal que o mesmo instalasse redutor de velocidade nas proximidades da pré-escola da rua 12 com a avenida 1.

Segundo a parlamentar, até hoje esta indicação não ocorreu. “A escola fica no cruzamento da rua 12 com avenida 1 e é muito perigoso, não somente para as escolas, como para os moradores das proximidades”, disse ele.

Cida Armani também fez reivindicação sobre redutor de velocidade em ruas das proximidades da escola Vera Vitali  e também na avenida José Flores, onde moradores solicitam tal benefício.

A parlamentar também relembrou sua luta para que as 32 casas fossem construídas pela atual administração. “A respeito da construção das 32 casas, todos os vereadores têm conhecimento que desde o início deste mandato eu venho cobrando da administração para que construísse estas moradias, não deixando o governo municipal esquecer. Reunimos com as famílias e hoje elas estão na expectativa de morar naquelas casas”, disse Cida Armani.

Dr. Cecílio faz “raio x”  sobre a Saúde

clique para ampliar

O vereador Dr. Cecílio José Prates (PDT) fez uma análise sobre a situação da área de Saúde do município e o atendimento que é oferecido à população guairense.

O parlamentar disse que a atual administração herdou um Setor de Saúde difícil de ser administrado, uma vez que foram construídas salas, mas hoje faltam profissionais, como médicos, para prestar atendimentos aos moradores.

De acordo com o vereador, a situação é complicada. “Construíram salas de consultas, inclusive com reformas prejudicadas, colocou-se médicos, agentes de saúde e o povo continua resolvendo seu problema de saúde no pronto socorro e no ambulatório de especialidades”, disse o vereador.

Dr. Cecílio disse que um médico urologista esteve em Guaíra e teria que atender 60 consultas em um único dia. “Será que ele atendeu direito estes pacientes. Tomara que sim, mas acho difícil um médico atender 60 pessoas em um único dia”, comentou.

O vereador afirmou que está se gastando em Saúde e não ocorre um bom atendimento. “Barretos não está suportando mais o volume de pacientes que está sendo encaminhado para lá. O SUS, com o que paga para a Santa Casa de Barretos, não dá para dar o atendimento merecido. Hoje, o nosso povo, está sendo mal atendido, não pelos profissionais, mas pelo que é oferecido”, disse Dr. Cecílio que alertou para a falta de ambulâncias no setor.

Vereador José Antônio destaca sindicatos

DSC06325

O vereador José Antônio Lopes (PSB) comentou ofício endereçado pelo presidente do Sindicato dos Servidores, José Avelino Alves de Barros, o Cocão, onde solicita dos vereadores apoio à reivindicação feita ao prefeito municipal para que o mesmo dê um abono de Natal de R$ 50,00 para os servidores na cesta básica.

Lopes informou que para conceder este benefício aos servidores, o prefeito deve encaminhar um projeto de lei para a Câmara Municipal. “Mas, desde já, nós informamos que esta Câmara é favorável e apóia a iniciativa do sindicato”, disse.

O vereador também destacou a eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção, na qual foi eleito o ex-vereador Idamar Cristino da Silva, o Negão. “Parabenizá-lo pela reativação deste sindicato da construção civil e dizer para ele  por ser nosso companheiro de longa data, nós estamos torcendo pelo seu sucesso entendemos que toda categoria organizada consegue benefícios para seus sindicalizados”, comentou José Antônio.

O parlamentar também disse que toda a Câmara Municipal está à disposição do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil.

Vereador João Barbosa defende governo de críticas

clique para ampliar

O vereador João Francisco Barbosa (DEM), líder do governo, fez uso da tribuna da Câmara Municipal, para defender a atual administração das críticas recebeu durante a sessão.

O parlamentar destacou que todos os governos precisam de críticas, mas desde que estas sejam construtivas. “Todas as administrações precisam de críticas, mas críticas construtivas e não à custa de desmoralizar o que já conquistamos e muito que ainda está por vir, inclusive com apoio dos vereadores”, disse ele.

João Barbosa destacou algumas ações do atual governo, dentre elas a construção das 32 casas, a implantação da sala de vacinas da Hepatite, a empresa Predilecta, a Casa do Vovô, o Centro do Idoso, o recapeamento do anel viário e ruas da cidade e reforma do pronto socorro municipal.

De acordo com o vereador, diante de tantas dificuldades Guaíra está indo bem neste primeiro ano de governo. “ Precisamos ser otimistas. Pessimismo, além de fazer mal para a gente, faz mal para os outros. Não estou dizendo que existem nobres colegas que estejam com pessimismo. Mas, nós temos que falar também coisas boas, pois o ser humano produz mais quando recebe uma mensagem de otimismo”, declarou.

Vereador José Reginaldo Moreti lembra construção de casas

clique para ampliar

O vereador José Reginaldo Moreti (PSDB) destacou durante a última sessão a construção das 32 casas, afirmando que esta também é uma conquista dos nove vereadores que desde o início deste mandato fizeram cobranças.

Moreti disse que as famílias estão contentes. “A cada é pequena,mas é digna. Aquelas família estão felizes porque irão realizar o sonho da casa própria”, comentou o vereador.

O parlamentar disse que a rua 38 finalmente foi liberada para o trânsito de veículos depois da prefeitura realizar obras de construção de um canal para escoamento de águas pluviais. “Mesmo tendo demorado cerca de 60 dias, a rua 38 está liberada e a população usufruir daquele acesso”, afirmou ele.

Sobre a proposta do governo municipal de implantar o IPTU progressivo, o vereador afirmou que participou de audiência pública sobre o assunto, mas que tem medo que este projeto se torne o mesmo que ocorreu com o reajuste da tarifa de água desde início de ano. “Nós precisamos rever, pensar com carinho, para que não atinja a população. Estaremos nos reunindo para decidir como será feito o IPTU progresso. Fica difícil, porque estaremos entrando em recesso e entra estes projetos encima da hora”, comentou o vereador.

Vereador Renato Moreira comenta projetos do Executivo

clique para ampliar

O vereador Renato César Moreira (DEM), comentou projeto de lei encaminhados pelo prefeito municipal à Câmara e disse que é preciso que o Legislativo estude todos os documentos para votação.

Moreira destacou que foi realizada uma audiência pública para debater o Plano Diretor do Município. “Esta parte de IPTU de casa, de construção, nós temos que analisar com carinho. Agora, chegou as nossas mãos, um projeto que foi muito cobrado por mim, que é sobre o Imposto Progressivo de Terreno. Eu já falei que é inadmissível que existam terrenos em Guaíra há mais de 30 anos e ninguém constrói, ou seja, o terreno só está ali para especulação e a cidade, infelizmente, fica com estas falhas, de uma casa a outra”, comentou.

O vereador disse que é favorável ao IPTU progressivo para terrenos e parabenizou o prefeito pelo projeto. “O prefeito é político até o final da eleição, depois ele é administrador. Tem que tomar atitude impopular. Se vai sacrificar a vida de poucos, vai melhor à vida de muitos”, comentou.

Vereador José Mendonça defende sua postura no Legislativo

clique para ampliar

Assim como fez o vereador Dr. Cecílio José Prates durante a última sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Mendonça também fez um discurso rebatendo comentários de que os dois estariam deixando o PDT e a bancada de oposição.

De acordo com o vereador, nestes últimos dias surgiram comentários de que ele e o vereador Dr. Cecílio estariam deixando a bancada de oposição e se aliando ao prefeito municipal, o que foi desmentido durante a sessão.

Mendonça disse que permanece no mesmo partido, ao lado do vereador Dr. Cecílio e da presidente do partido e vereadora Maurilia Landim e que é oposição ao atual governo no Poder Legislativo. “Estou firme com o PDT”, disse ele que destacou que tem postura oposicionista, primando pela transparência.

Sobre sua conduta como presidente da Casa de Leis, o parlamentar destacou que por exercer o cargo  tem que ser imparcial. “Como presidente desta Câmara Municipal, eu não tenho partido. Tenho que ter uma conduta imparcial, tratando todos os vereadores igualmente. Todos são atendidos da mesma maneira e os funcionários também”, comentou o vereador.

Pular para o conteúdo